quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Flashback


Semana de estréias em nosso blog. Também, essa semana temos motivos para comemorar, pois no dia 09 de setembro o blog do Projeto DEC completa um ano de existência.

Essa é uma sessão de nostalgia e de recordar, através de músicas, letras, testemunhos, fotos etc, daquilo que Deus tem feito em nossas vidas. Para começar, vou "postar" a letra de uma música que tocou bastante, quando eu era um bebê na fé.

Gosto de incentivar a música evangélica ( vide os Encontros de Bandas, que organizamos), mas quero registrar meu desanimo em relação as versões, que parecem mais serem tentativas de vender e ganhar dinheiro, do que fazer louvores cheios da unção para adorar ao Senhor. Talvez eu esteja ficando velho e rabugento, mas será que só eu percebo como se fosse um buraco, como se algo faltasse na maioria das versões que ouvimos? Parece que as palavras não rimam, os versículos no qual a música original se baseia são alterados, versos poderosos da música original se tornam frases sem sentido e construções pouco usadas no português se tornam comum. Parece que o mercado fonográfico evangélico no Brasil (sim é um mercado, sim é um négocio) tem se empenhado em fazer versões de TUDO o que faz sucesso em inglês, isso acaba prejudicando versões bem feitas e até a música original. Pessoalmente, acho que nem toda música deve ganhar versões, só quando for possível fazê-las.
Não quero criar nenhum movimento contra as versões, mas quero criar um movimento pró música evangélica de qualidade e com conteúdo, pró versões bem feitas (quando possível), pró música evangélica autenticamente nacional, pró música evangélica estrangeira original, enfim, um movimento pró originalidade na música evangélica.
Só quero reinterar, que gosto de versões, quando bem feitas, quando é possível e cabível, mas nada de exageros. Fazer uma versão deveria ser encarado com uma arte, pois é muito mais difícil do que escrever uma música. Por isso, vamos relembrar uma versões muito bem feita:

Aclame ao Senhor
Letra: Darlene Zschech (Versão: Ana Paula Valadão)

Meu Jesus, salvador
Outro igual não há
Todos os dias, quero louvar
As maravilhas de teu amor
Consolo, abrigo
Força e refúgio é o Senhor
Com todo o meu ser
Com tudo o que sou
Sempre te adorarei
Aclame ao Senhor toda a Terra e cantemos
Poder, majestade e louvores ao Rei
Montanhas se prostrem e rujam os mares
Ao som de teu nome
Alegre te louvo por teus grandes feitos
Firmado estarei, sempre te amarei
Incomparáveis são tuas promessas prá mim

Versículo do Dia: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? (Números 23:19)

Nenhum comentário: