terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Auto-Ajuda II


Fala, galera! Chegamos a dezembro, o ano está chegando ao fim. Nosso blog estará repleto de dicas para 2009 e nossa leitura do mês é o Evangelho segundo Lucas, um capítulo por dia. Feitas essas considerações, vamos ao nosso post de hoje:

Sendo boas ou ruins, as publicações de auto-ajuda (livros e revistas) são campeãs de vendas. E por que isso ocorre?
Bom, o fato é que as pessoas tem um vázio dentro de si ( que segundo Agustinho é do tamanho de Deus), mas são ensinadas, induzidas e levadas a preenchê-lo de outras formas, principalmente, buscando o sucesso e vivendo a vida adoidado, só na curtição. Como já disse Albert Einstein, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”, mas como as pessoas querem curtir a vida, elas não estão dispostas a investir horas em estudos, para se capacitar ao trabalho; e ao invés de melhorar a produtividade, elas querem ter acesso a internet para poder usar o orkut e o messenger. Por isso, elas precisam de um atalho para o sucesso. É por isso que alguns livros tem nomes com alguns número pequeno de regras, como: 12 dicas para emagrecer, 4 passos para o sucesso, 8 semanas para mudar sua vida, os pouquíssimos hábitos das pessoas altamente eficientes. Pegando carona nesse último exemplo de nome, percebam que as pessoas desprezam a teoria, trocando-a pela receita de bolo, pela experiência daqueles que já fizeram. Por isso, ao invés de estudar contabilidade e algo sobre controle financeiro, as pessoas preferem as dicas do pai rico.
Por melhor que sejam as dicas dos livros de auto-ajuda, ou até de palestras, essas coisas não servem para muita coisa(Colossenses 2:20-23). Por isso, vou contar para você o Segredo: prefira conhecer a verdade, pois ela te libertará (João 8:32). E a verdade é a Palavra de Deus (João 17:17), onde você vai descobrir que devemos trabalhar sim (Provébio 6:6), pois a Bíblia condena a preguiça e o próprio Jesus trabalho de carpinteiro. E a chave do Segredo é dada por Jesus, em João 15:5, onde Ele diz, que sem Ele nada podemos fazer, pois o Segredo da glória é Cristo em nós (1 Colossenses 1:27-28).

Versículo do Dia: E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1:15)

3 comentários:

Anônimo disse...

É verdade! Vai seguindo as dicas do Isami Tiba e tantos outros para ver onde vamos parar.

Anônimo disse...

Hehehehe... Vai seguindo o Roberto Shinyashiki para ver que Insight você vai ter... E o Nuno Cobra, o único cara de quem ouvimos falar que ele foi preparador, já morreu há mais de 10 anos, e ele só ficou famoso depois que o Senna morreu, o que me leva a perguntar: por que será que esses caras de auto-ajudas só se tornam conhecidos depois que lançam best-seller? Quem já tinha ouvido falar de James C. Hunter antes dele lançar "O monge e o executivo"?

Anônimo disse...

Pois, é! Sem falar dos livros que viram uma unanimidade, que devem ser lidos religiosamente, pois paracem apresentar um conhecimento incomum, capaz de solucionar tudo. Como é o caso de livros antigos super valorizados, como: "A arte da Guerra" de Sun Tsun e "O Principe" de Maquiavel. Ninguém sabe muito bem quem são estes caras. Existem mais evidências comprovando a Bíblia do que qualquer outro texto antigo, mesmo assim, por que será que as pessoas preferem acreditar mais nos outros textos antigos do que na Bíblia?
Existem também, textos novos super valorizados, como "Quem mexeu no meu queijo" de Spencer Johnson. Não estou desvalorizandos o trabalho dessas pessoas, mas é cansativo ver grandes inversões de valores e as pessoas se dedicando a regras, que podem até aparentar sabedoria e humildade, mas só servem para satisfação do ego.