sábado, 18 de outubro de 2008

Show DEClipes: Aprendendo sobre Música Evangélica (parte 2)

Oi, galera! Continuando nosso estudo sobre música cristã evangélica, vamos começar a falar de origens.
A palavra Gospel, deriva do inglês antigo "God-spell" ou good news, em português boas novas, que é o Evangelho.
Embora, desde sempre, as pessoas empregam a música para cultuar ao Senhor ( sem falar nas músicas clássicas com temática cristã, vejam em Atos 16:25, onde Paulo e Silas, presos e açoitados, cantam hinos, que nada mais é do que seguir o exemplo de Jesus, como vemos em Mateus 26:25, onde na santa Ceia, Jesus e os apóstolos entoam hinos ), a raiz do estilo Gospel foi na música cristã negra dos Estados Unidos, se aproximando mais das canções harmoniosas dos "Espirituais dos Negros".
Em fato, o Gospel nasceu nas fazendas de escravos no sul dos Estados Unidos, onde os escravos cantavam músicas religiosas com mensagens escondidas em suas letras. As mensagens poderiam conter informações sobre terrenos, quais estradas e rios evitar e números de homens patrulhando. Essas canções eram cantadas pelos escravos presos, durante a noite, quando se sabia que havia escravos em fuga a fim de orientá-los rumo ao norte livre. Esse costume continuou quando os escravos foram libertados invadindo igrejas e templos afro-americanos por todo os Estados Unidos.
(fonte: wikipedia.org e www.dotgospel.com)

2) Confissão da Fé: São música onde é confessada a nossa fé em Deus através de Jesus Cristo, onde pontos importantes, em que cremos, são mencionados. Seguem exemplos:

Petra: Creed


Vineyard Music: Eu Creio em Jesus



Versículo do Dia: Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? (João 11:25-26)

2 comentários:

Elisabete Mazi disse...

Parabéns pelo blog!

Inspirou-me a não desistir e nem desanimar. Obrigado!

Elisabete

Anônimo disse...

Elisabete,

Seu comentário também nos motiva. Estamos juntos! Que Deus continue nos fortalecendo.

Obrigado, por visitar nosso blog e por comentar.