sábado, 25 de outubro de 2008

Show DEClipes: Aprendendo sobre Música Evangélica (parte 3)

Olá, galera! Continuando nas origens, quero falar sobre alguns nomes que difundiram o Gospel.
Thomas A. Dorsey, compositor de There Will Be Peace in the Valley, é considerado por muitos, O Pai da Música Gospel. Ele era um pianista de Blues, que começou a escrever Gospel depois que ouviu Charles A. Tindley (que foi um dos primeiros escritores de música Gospel) numa convenção de músicos em Filadélfia, abandonando as suas letras mais agressivas, mas não o ritmo de Jazz, o que vez com que as igrejas da época considerassem suas músicas impróprias para os templos. Ele carregou a bandeira desse gênero musical, investindo do próprio bolso e enviando cópias para diversas igrejas, esperou 3 anos para ter resposta, chegou a pensar em voltar a tocar Blues, mas insistiu e com ajudas de outros bons músicos ele foi em frente.
Outros cantores de Gospel foram: Mahalia Jackson, Clara Ward, o grupo Edwin Hawkins Singers (“Oh, Happy Day) e James Cleveland (considerado o Rei do Gospel, nem tanto por sua voz, mas por sua simpatia e por conseguir agradar a todos que o ouviam) . Grandes intérpretes da música norte-americana começaram como cantores de Gospel nas igrejas, como Aretha Franklin e Ray Charles.
(Fonte:Wikipedia)

3) Protesto (Social ou Evangélico): São músicas de críticas sociais, políticas e comportamentais, que nos levam a refletir sobre esses fatores, que interferem em nossas vidas, mas sempre levando em consideração o ponto de vista cristão, em acordo com a Palavra de Deus.

João Alexandre - Tudo é Vaidade: Essa é uma crítica a vaidade dentro das igrejas evangélicas.


Apocalipse 16 e CH– Muita Treta: Crítica social e política, contra a violência e desigualdade social.


Versículo do Dia: Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. (II Pedro 3:10)

Um comentário:

Anônimo disse...

APC 16 é muito bom !!!!!