quarta-feira, 4 de junho de 2008

Oh, Crides! Fala pra mãe... - parte I

Fala, galera! Esperei o final da última novela das 8, para publicar esse post. No começo, não assistia a novela e não tive exatamente o hábito de acompanhá-la, mas assisti uma das cenas mais polemicas dela: a crente fanática promovendo uma caça-as-bruxas ao casal de 3 (que ficou marcado na mídia como a ex-drogada, o homossexual e o garçon) e exorcismo do colchão king size. Mas, embora isso, a novela foi a que melhor retratou os evangélicos (até então) e o lado espiritual.
Explico! É comum os evangélicos serem tratados com preconceito, e nem foi tão diferente nessa novela, que também tentou de certa forma sugerir que os evangélicos fossem mais liberais e ecumênicos e outras tantas heresias; sem falar, da caricata crente que citei a cima, que vivia na igreja mas falava mal dos outros, cuidava da vida de todos, era fofoqueira, barraqueira, etc e tal. Mas, o que aconteceu de diferente, nessa novela, é que a crente em questão se arrependeu e assumiu seus erros, correu para os braços do Pai para pedir perdão, deixou o erro e se tornou uma benção. Muitos evangélicos podem se identificar com a crente da novela, em alguma das faces citadas.
Outra questão foi o chamado ministerial para o neto de mãe-de-santo, que retratou o chamado, que é tanto comentado no meio evangélico (e muitas vezes, difícil para quem é de fora entender). Durante a novela esse personagem se mostrou hesitante, numa demonstração de temor e tremor diante de Deus e da grandeza do significado de ser pastor de uma igreja, de estar a frente do povo de Deus. O personagem buscou respostas em Deus(quantas cenas dele sozinho, orando). E Deus foi tratando amorosamente com ele, dando visões, mostrando Sua vontade perfeita para vida dele. Do outro lado, a mocinha escolhida para substituir a mãe-de-santo, quis pular fora, mas foi pressionada, por ameaças que "as coisas em suas vidas não iam dar certo e ficariam amarradas", ela foi oprimida a assumir o que não estava muito afim. Que diferença? Que bom é poder servir a um Deus que nos ama muito, que atribui a cada um de nos tão alto valor. O preço pago por sua vida foi muito alto, então não deixe que nada te oprima. Venha para Jesus! Ele morreu de braços abertos por você e continua de braços abertos para você.


Diante do Trono - Nos braços do Pai


Versículo do dia: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Nenhum comentário: