segunda-feira, 9 de junho de 2008

Oh, Crides! Fala pra mãe... - parte III
Olá, galera! Nos últimos textos, tenho descrito como a mídia desrespeita os evangélicos. O caso da ultima novela das oito, não foi o primeiro nem será o último. E embora devemos nos manifestar contra esse tratamento, quero chamar a atenção que nos ofendemos quando falam mal do evangélico, mas não fazemos nada, quando a TV, a todo momento, se coloca contrária aos ensinamentos do Evangelho de Cristo e ao mandamentos, ordenanças e de nosso Deus Santo.
Diariamente, enquanto assistimos a TV, recebemos diversas mensagens passivamente, sem pensar de forma critica sobre elas. E não são mensagens que só podem ser vistas de trás para frente, em velocidade lenta, através do espelho e plantando bananeira. Essas mensagens não estão apenas presente em novelas, filmes, desenho animados e outras peças de ficção, mas também em documentários, programas de entrevistas, telejornais, revistas eletrônicas e até num curto comercial. São mensagens contrárias a Palavra de Deus, que paulatinamente, vão sendo plantadas na mente das pessoas, programa após programa. A Televisão é formadora de opinião ( no singular mesmo, pois a única opinião que interessa é a dela), ela diz para a sociedade o que é certo e errado. Dessa forma, ela tem dito que o adultério é uma conduta aceitável, que separação é normal, incentiva sexo na adolescência, estimula a sensualidade e diz que tudo é muito natural. Gravidez fora do casamento já foi tema principal de novela inteira, hoje é assunto de uma cena apenas. A televisão diz que os pais devem ser liberais e amigos dos filhos, hoje os filhos mandam nos pais.
Muitos evangélicos acham que por serem "crentes" estão imunes ao efeito dessas mensagens. Mas a TV trabalha na surdina, na sutileza, tornando-nos menos sensíveis ao conteúdo dessas mensagens. Por isso, por mais chocados que fiquemos com algum ato de violência, reportado num telejornal, não tomamos nenhuma atitude para mudar a situação, nem sequer passamos a orar ou evangelizar mais. Ficamos condicionados à passividade de sermos meros espectadores. Evangélicos se posicionando de forma conformada com o que a televisão diz é cada fez mais comum. Lembro-me de ter ouvido de evangélicos, frases como: " Hoje em dia, se não der certo separa!" ou "É tão feminina, que deve ter nascido presa ao corpo errado."; comentando assuntos que viram na TV.
O problema é que a TV é viciante! Depois de um dia de trabalho, queremos descansar sem pensar em nada. Entretenimento, sem esforço! Altamente relaxante. Abrimos mão de um maior contato com familiares e amigos, e nos entregamos a esse prazer solitário, que é assistir televisão (mesmo que tenhamos alguém do lado, nossa atenção se concentra do aparelho). Talvez não conhecemos todas as histórias da Bíblia e com certeza, há texto, com os quais não temos tanta intimidade, mas conhecemos as falas das personagens dos humorísticos, o comercial do momento (isso também vale na internet, todos conhecem o vídeo ou a comédia "stand up" do momento, até quando ela é cheia de palavrões e obscenidades).
Não se deixem enganar, meus irmãos! Devemos descobrir como fugir da passividade! Quem é que tem o controle remoto de quem?

Bom, mais a TV tem momentos bacanas. Como esse programa Raul Gil, onde a cantora Aline Barros foi homenageada. Foi um programa cheio de unção. Embora, o cara seja um artista, eu creio que ele foi tocado e fala com sinceridade ao final da música.
Versículo do dia: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Nenhum comentário: