sexta-feira, 6 de junho de 2008

Oh, Crides! Fala pra mãe... - parte II
Oi, galera! Quero continuar aquilo que comecei no último "post". Quero dizer que embora vendo o lado bom da última novela das 8 (como por exemplo, a música da Aline Barros entrando nos lares brasileiros em horário nobre e através do CD da trilha sonora da novela – isso dá visibilidade a música cristã!), o autor, na cena em que retratava/ criticava/ reprovava o preconceito contra o casal de 3, foi infeliz, pois acabou fazendo uma cena de preconceito contra os evangélicos. Lamentável, mas podemos tirar algumas lições disso:

1) O autor deu desculpas e se retratou (dando um final melhor para a personagem da crente), mas não admitiu e por isso, não se desculpou. Aqui a gente aprende que é mais fácil dar "desculpinhas" e até se retratar, do que assumir o erro e pedir desculpas.
2) A indignação dos evangélicos contra essa cena de preconceito, garantiu um final mais digno para a personagem, que poderia acabar sendo o tarado da novela (talvez até por isso, a personagem foi a ultima vitima do tarado).
3) Vi em muitos blogs evangélicos, na época da polemica, criticas e reprovações sarcásticas ao fato de evangélicos assistirem novelas. E aqui, meus irmãos, nem tanto ao mar, nem tanto a terra. Ninguém assume que assiste novela, aliais, todo mundo nega. Por que será, então, que muitas emissoras investem em novela, sendo o maior produto da TV brasileira e de maior audiência? Existe aí, alguma hipocrisia (até de minha parte, não nego). Nem nos mesmo acreditamos naquelas conversas: "Eu não assisto novela, mas minha mãe acompanha, então acabo vendo!" ou " Acabou o jornal e não troquei de canal!". Novela no Brasil é um fenômeno popular, desde a época do rádio, e como tudo que é "povão", é tida como uma coisa inferior, sem mérito, desprezível. Então, as pessoas se julgam superiores, sábias, inteligentes, "cult" por preferirem outros programas, como: seriados, desenho animado, clipes, filmes, animê, etc; que tanto, quanto as novelas, são alienantes e manipuladores de massa. Não estou defendendo as novelas, mas me indigna essa atitude, muito comum no meio evangélico, de achar pecado "aquilo que desaprovo", e aceitável ao Senhor, "aquilo que gosto". Isso não se aplica só as novelas, alguns evangélicos não ouvem músicas seculares, mas assistem e lêem coisas seculares. Alguns evangélicos gostam de rock, e embora a opinião (que devemos respeitar) de alguns conservadores, louvam e adoram a Deus com rock, por isso, seria uma idiotice criticar louvores em estilos, como forró ou funk, mas este tipo de coisa acontece. Infelizmente, esse tipo atitude só serve para embasar e endossar a forma como foi retratado o evangélico na cena em questão.
Aline Barros - Recomeçar

Versículos do dia: E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7:3-5)

Nenhum comentário: