terça-feira, 28 de julho de 2009

Blogando: Sendo um em Cristo


Boa, galera! Já ressaltamos a importância das igrejas evangélicas se unirem para defender a sociedade, contra ataques a moral e o bom costume, e iniciamos a sessão Projetos, proponho um projeto, para ajudar no evangelismo e discipulado: sugiro que as igrejas evangélicas de uma mesma localidade(cidade, bairro, rua), pratiquem a colaboração entre si. A ideia é mesmo unir força, dar apoio, participarem das atividades umas das outras.
É comum a participação de um igreja, num evento de outra. Na maioria destes casos as igrejas são de localidades distantes. O que estou sugerindo é que igrejas vizinhas, tenham a mesma atitude de colaboração, vencendo o individualismo e derrubando barreiras denominacionais.

Acredito que com isso, as igrejas teham muito a ganhar:
- maior audiência nos eventos, que motiva a participação dos membros e novos eventos.
- diversidade de programação: cada igreja tem seus eventos que as demais podem participar, com isso se ganha em quantidade e em qualidade.
- troca de ideias e experiencias entre pares: pastores vão poder se comunicar com outros pastores, lideres de jovens com outros lideres de jovens, etc.
- auxilio de mão-de-obra para realização de eventos: quem já participou da organização de um evento na igreja, sabe que apenas poucos irmãos se dispõem a arregaçar as mangas para ajudar, e quão preciosa seria a ajuda de irmãos de outra igreja.
- dividir os custos de contratar um cantor ou um pregador aclamado.
- acesso facilitado: se as igrejas são próximas é viável para todos os membros de uma, participar do evento da outra, sem gasto com transporte para longe.
- eventos simultâneos: num mesmo dia e horário pode estar acontecendo um culto de jovens, numa igreja, e uma reunião de casais, em outra.
- comunhão entre irmãos de diferentes igrejas.
- parceria para ações de evangelismo de massa.
- maior envolvimento das igrejas com a comunidade: como são igrejas da mesma região, eles tem como se envolver mais com a comunidade local.

Com evento, me refiro a atividades extraordinárias, que não fazem parte do calendário principal da igreja, como o Culto de domingo a noite. Estes eventos cada igreja matém o seu, mas está proximidade pode ser útil em ocasiões excepcionais, como num acampamento de carnaval, onde os membros que não foram acampar podem acompanhar o culto de domingo em outra igreja. Além destes, há mais outros pontos positivo, como estamos falando de comunhão entre igrejas da mesma região, os membros destas igrejas podem descobrir que pessoas que moram na mesma rua, que estudando na mesma escola, acadêmia ou curso de inglês,que trabalham no mesmo lugar, são irmãos em Cristo, o que pode ajudar muito no caminhar cristão, numa postura de santidade e gerar situações espontâneas de evangelismo e discipulado.

Como ponto negativo, vejo que podem surgir dúvidas com relação as diferenças doutrinarias e de uso e costumes, que normalmente são questão menores, pois não envolvem dogmas (estamos falando de igrejas evangélicas), e que os pastores resolveriam tranquilamente. Não acredito que haveriam pessoas trocando uma igreja por outra, pois se o relacionamento entres as igrejas for bem legal, as pessoas teriam vergonha de fazer isto.

Fazendo um balanço, o risco é pequeno e as vantagens são muitas. Tá na hora, de passarmos a ser realmente o corpo de Cristo!

Versículo do dia: Quão bom e quão suave é que os IRMÃOS vivam em UNIÃO. (Salmo 133:1)

Nenhum comentário: