segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Evangelismo


Boa, galera! Hoje, vamos falar de mais um dos pontos importantes de nosso ministério: Evangelismo. Embora, todos conheçamos o IDE (veja o versículo do dia), não deixamos de negligenciar, também, esse ponto e de várias formas:
1) Todo mundo se empolga para fazer Evangelismo de rua (que é feito com data, hora e locais marcados, que vai todo mundo da igreja, que muitas vezes é um evento com música e teatro), mas e depois que alguém aceita Jesus? O que acontece? Vamos tão despreparados que muitas vezes não sabemos o que falar para as pessoas (como evangelizar) e quando uma aceita Jesus, não temos nada planejado de como proceder (o correto seria pegar um contato dessa pessoa, convidar para ir a nossa igreja ou orientá-la para encontrar uma igreja – aqui entra a comunhão).
2) Se o Evangelismo de Rua é empolgante o Evangelismo das pessoas do nosso conviviu diário é o contrário. Isso porque, além de não ser feito em grupo, demora mais tempo para dar resultado. Parece mais fácil um estranho acreditar, quando dizemos que Deus é bom, do que um conhecido. Sem falar, que essa forma de evangelismo exige mais, pois a pessoa presta tanta atenção no que falamos (o que exige bom conhecimento da Palavra de Deus), quanto em nossa conduta cristã nas situações cotidianas. Essa forma de Evangelismo envolve comunhão e acaba se tornando um discipulado, sendo a forma que, segundo algumas estatísticas, levam mais pessoas a conversão.
3) Muitos se escondem atrás daquela frase: “Evangelize sempre, se preciso use palavras”. Essa frase valoriza o testemunho e viver de acordo com o que se prega e acredita, mas não quer dizer que você não tenha que se comprometer com Evangelismo. Algumas pessoas erroneamente acham que no simples fatos de pegar um metrô estão evangelizando todos que estão no mesmo vagão, só pela presença dela , como se emanasse algo do corpo.

O que estou querendo dizer é que devemos assumir a responsabilidade e nos preparar para pregar o Evangelho, para isso precisamos ler e estudar mais a Bíblia, participando da Escola Dominical e outros estudos bíblicos oferecidos por nossas igrejas, e desenvolver uma vida de oração e intimidade com Deus (os cultos de orações e vigílias, nos ajudam a adquirir o hábito de orar). Também é preciso saber orientar o novo convertido, pois muitas pessoas param no primeiro passo por não saberem como continuar. Não podemos fugir a responsabilidade do IDE, devemos nos comprometer com a vida de nosso próximo, guiando-o pelos caminhos de Deus.

Versículo do Dia: Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado. (Mc 16,15-16)

Nenhum comentário: