segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Discipulado


Olá, galera! Falamos semana passada sobre a importância da Comunhão e hoje vamos falar sobre Discipulado, que é fazer discípulo, ensinar uma pessoa a seguir os caminhos do Senhor.

O Discipulado também é muito negligenciado, pois é renegado a salas de estudo e ao cuidado dos pastores. Claro que são os pastores os maiores responsáveis pelo trabalho de discipulado, mas todos na igreja devem se envolver com essa atividade. Pense comigo: uma pessoa acabou de aceitar Jesus,é de se imaginar que ela vai automaticamente passar a ler a Bíblia, a orar, vai buscar uma igreja, procurar um pastor(sendo possível, que ela nem conheça um) e perguntar como ingressar na aula de discipulado? O novo convertido nem sabe o que são essas coisas, nunca ouviu o termo Discipulado, precisa ser orientado a tudo isso que foi citado, o que já é um discipulado, que normalmente vai ser feito por alguém, com quem o novo convertido tenha tido contato, em quem ele confie (Olha a Comunhão aí, gente!)

Sem falar que o trabalho de Discipulado não se encaixa apenas ao novo convertido, como pensamos erroneamente. Jesus, em Lucas 6:40, nos lembra que não é o discípulo maior que o mestre, nos seremos sempre discípulos de Jesus, seus seguidores (Assim espero! Não sei você, pelo menos eu quero ser!). Nós temos sempre o que aprender, por isso é importante ter um coração ensinável, sem falar que estamos crescendo e em cada fase da vida passaremos por diferentes situações, com as quais precisaremos saber lidar a luz da Palavra, o que exige um aprendizado constante. E não vamos aprender tudo dentro de uma sala de estudos, podemos aprender ouvindo uma pregação, ou na Escola Bíblica Dominical, ou nos trabalhos dos ministérios que compõem a igreja (Casais, Varões, Senhoras, Mocidade, Juniores, etc) ou através de um conselho de uma pessoa mais velha ou de uma que já passou pela situação. O fato é que precisamos estar disponíveis para sermos usados pelo Espírito Santo para abençoar nosso próximo, comunicando aquilo que já aprendemos (Eu não sou nenhum mestre, nem sei tudo, mas em 2009, quero compartilhar conhecimento! E você?).

Versículo do dia: E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. (2 Timóteo 2:2)

Nenhum comentário: