quinta-feira, 26 de abril de 2007

Por que você vai a igreja?
Oi, galera! Estou a muito tempo tentando fazer esse blog decolar, tornando-o um local de informações sobre o Projeto DEC, sobre assuntos de interesse dos jovens e sobre o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Gostaria muito te torná-lo algo dinâmico, atualizado diariamente. Torná-lo um canal de comunicação. Mas tenho enfrentado muitas lutas e muitos problemas, por isso peço a oração de todos por esse nosso blog e por minha vida.
Essa semana, vou tentar fazer o que gostaria de ter feito nas semanas passadas. Vou escrever sobre as questões do Folheto Semanal do DEC. Peço que acompanhem o tema pela sessão de comentários do blog e pelas perguntas, que estarão sendo colocadas na comunidade do DEC no Orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15886720).
Conto com a oração e a participação de todos!

Vamos para a primeira pergunta: Por que você vai a igreja?
Quero deixar claro, que a minha intenção não é propor uma resposta, mas levantar questões e alguns pontos de vista, para que possamos explorar mais detalhadamente, cada uma das perguntas. Sua participação é aguardada, no link "Soltando o verbo" e na comunidade do DEC no ORKUT .
Essa primeira pergunta do Folheto do DEC é de resposta pessoal/individual. Cada um de nós, temos nossos próprios motivos para irmos a igreja. Então pense e responda, sinceramente, para você mesmo: qual a sua motivação para ir a igreja?
Algumas das respostas comuns a essa pergunta são:
- Para receber/buscar uma benção.
- Para ouvir/receber a Palavra do Senhor.
- Para me abastecer. - Para aprender mais de Deus.
- Para crescer espiritualmente.
Essas são boas respostas, que monstram motivos bons, positivos, prazerosos e felizes para irmos a igreja. Outra resposta, também comum (talvez a mais comum) é: Para louvar e adorar a Deus. Afinal, temos que colocar Deus em primeiro lugar. Todo cristão tem consciência disto e vai a igreja para prestar culto a Deus.
Mas gostaria, com essa pergunta, que refletíssemos:
- só esses motivos te levam a igreja?
- os motivos são sempre o mesmo?
- nunca houve outro motivo?
A primeira vez que você foi a igreja, foi por qual motivo? Talvez tenha sido por um(a) garoto(a), de quem você estava afim; um convite de um amigo; seu pais sempre te levaram desde criança; algum problema (como é dito: se não é pelo amor, é pela dor).
E quando você aceito Jesus, o que te motivava a ir a igreja? Talvez, o chamado "Primeiro Amor". Essa sensação, presente nos novos convertidos, é tão poderosa e motivadora. Nos faz querer e buscar mais de Deus. Tudo é novo, estamos sempre na igreja.
Muitas vezes, vamos a igreja para pedir, para buscar em Deus, a solução para algum problema que nos preocupa, nos angustia, nos tira a paz.
E que motivos te afastam da igreja?
O pecado e a preguiça são motivos óbvios. Mas existem outro motivos: o trabalho, os estudos, a família (aquela aniversário do seu parente), descontentamento com alguma liderança ou com algum irmão da igreja, etc. Até mesmo, o trabalho que fazemos na igreja pode nos tira da presença de Deus (trabalhar para Deus é diferente de ter comunhão com Deus).
Como essa pergunta se desdobra, né? Pois é, dependendo do nosso humor, das situações que estamos vivendo, nossa motivação pode ser diferente. Como anda sua motivação?

VERSÍCULO DO DIA: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.(Isaías 41:10)

Nenhum comentário: