terça-feira, 7 de novembro de 2006

As Crônicas Acronológicas:
O mago e o missionário do gelo

Olá, galera! Tudo bom? Sei que estou a um tempão sem postar. Tenho estado na maior correria e tido dificuldades para escrever aqui. Também, tenho vivenciado muitas coisas nesses últimos tempos e senti no coração compartilhá-las com vocês. Coisas que mexem comigo, que me deixam inquieto; coisas que vejo acontecer dentro e fora das igrejas. Por isso, estou criando uma série de post´s, que começa hoje: As Crônicas Acronológicas.

Para começar uma pergunta: vocês assitiram Fantástico domingo?
Sim??? Vocês não estão indo ao culto de domingo a noite? :o)

O Fantástico está exibindo uma série jornalística, que cobre a viagem de Paulo Coelho pela maior ferrovia do mundo, a transiberiana. A série chama: Sibéria, a missão de um mago. Nessa semana, eles chegaram a Novosibirsk, a cidade das mulheres mais lindas da Russia, segundo a reportagem. Foi bacana, pois mostrou um pouco da cidade e de sua história. A cidade se formou em volta de uma ponte da ferrovia, que passa sobre um rio (o rio Ob), e é umas das maiores cidades da Russia, foi centro científico e possui um enorme teatro. Fora isso, a reportagem mostrou as mulheres bonitas e ricas da cidade... vaidade tudo e vaidade.Por que tanto interesse, nesse fim de mundo? Simples, porque todo mês eu recebo um email de um casal (Tibério e Masha) de missionários da JOCUM, que está lá. O Tibério esteve em nossa igreja, compartilhando seus sonhos de fazer uma ETED (escola de missões) no gelo e o Projeto do Rio Ob, projeto de evangelizar as populações ribeirinhas desse rio. Essas populações chegam a ficar isoladas, durante o inverno. A estimativa de vida é muito baixa, nesses povoados. A agricultura quase inexistente, faz com que as pessoas tenham problemas nutricionais. Mas Novosibirsk é linda e rica, diferente de outras cidades a margem do mesmo rio.
Sim é frio, uma vez o Tibério quase teve hipotermia, seu rosto começou a ficar muito branco, enquanto esperavam o ônibus. Tiveram que entrar num estabelecimento comercial para se aquecerem.
É curioso, lá tem o famoso sol da meia-noite. Em julho, Tibério relatou que o pôr-do-sol era as 23h da noite e o nascer do sol as 4h da manhã.
A esposa do Tibério, a Masha, com quem troquei alguns emails antes de irem para Russia, teve vários problemas de saúde.
A cultura também é diferente, até dentro das igrejas evangélicas, que são poucas. Os russos nãos são muito de religião, embora a maioria seja católicos ortodoxicos; herança do socialismo. Ainda hoje outras religiões tem dificuldades de se firmarem. Mas eles aceitam bem as "filosofias" de Paulo Coelho.
Algo que relataram no email, é que lá, em Novosibirsk, uma igreja evangélica não se relaciona com a outra, são até "brigadas", uma não quer trabalhar com a outra, o que dificultou muito o trabalho de nossos missionários. No email de outubro, eles relataram, com tristeza, que não conseguiram o mínimo de 5 pessoas para abrir uma turma e começar a ETED do Gelo.
Veja quanta sincronicidade: população ribeirinha isolada, uma cidade isolada em sua vaidade, igrejas evangélicas isoladas dentro de si próprias. Lembro do Tibério falando de sonhar os sonhos de Deus. Creio que Deus sonha com uma igreja unida, sem denominação, sem placa, sem paredes e sem limites. Uma igreja que vai até aquele que não conhece a Deus, que aumenta e se expande. O corpo vivo, do qual nosso Senhor Jesus Cristo é o cabeça.
Não digo que não deve haver denominações, mas elas não deve gerar separações entre a igreja. Como igrejas evangélicas, devemos juntar forças para fazer a obra de Deus. Será que nossa cidade não é como Novosibirsk? O que podemos fazer para mudar isso? Não há um mago que possa resolver isso num passe de mágica. Então, ficam as perguntas para sua reflexão e orem para maior união das igrejas evangélicas, no mundo todo, em sua/nossa cidade, e por nossos missionários na Sibéria.

(I Coríntios 12:27) Ora, vós sois CORPO de Cristo, e individualmente seus membros.

Somos um corpo.
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário: