terça-feira, 14 de novembro de 2006

As Crônicas Acronológicas:
O homem que usava 3 pares de sandália


Oi, galera! Tudo bom? Nossa série já está nos últimos capítulos. Não percam.

Outro dia imendei o feriado e fui a alguns lugares populares. Quanta gente eu encontrei! Uma multidão! Quando já estava indo para casa, encontrei o homem que usava 3 pares de sandálias simultaneamente. Quando eu o vi, comecei a enxergar algo, que durante todo o dia não havia me dado conta.

O homem que usava 3 pares de sandália talvez não seja uma visão bonita, mas é um belo exemplo de superação.

O homem que usava 3 pares de sandália talvez seja um homem deformado, mas que Homem não é? O pecado nos deforma. Egoísmo, inveja, brigas, intriguinhas, falta de amor são pecados, que vemos até dentro das igrejas. ( Um parênteses: Você tem o amor de Deus - aquele descrito em João 3:16 - em você. Jesus não negou esse amor, mas nos deixou o mandamento de amarmos ao próximo como a nós mesmo. Quem somos nós para negar esse amor às pessoas?).

O homem que usava 3 pares de sandália talvez se assemelha a um animal, mas o pecado não nos afasta da semelhança de Deus e nos torna semelhantes a animais?

O homem que usava 3 pares de sandália tinha um problema físico e andava engatinhando. Ele usava um par de sandália nos pés, outro nas mãos e outro nos joelhos. Quando eu o vi, senti empatia por ele.

( Outro parênteses, esse eu tirei da Wikipedia:

Segundo Hoffman (1981), empatia é a resposta afetiva vicária (que faz as vezes de outrem ou de outra coisa, substitui. Cristo morreu em nosso lugar.) a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação. Pesquisas indicam que a empatia tem uma resposta humana universal, comprovada fisiologicamente. Dessa forma a empatia pode ser tomada como causa do comportamento altruísta, uma vez que predispõe o indivíduo a tomar atitudes altruístas.

Vamos continuar. Fecha parênteses.)

Eu gostaria de poder fazer algo pelo homem que usava 3 pares de sandália, gostaria que Deus o curasse, que o restaurasse. Mas fui incapaz de me oferecer para orar com ele. Fiquei com medo, fiquei com dúvidas: " E se eu estava na carne? E se Deus não o curasse? E se não era a vontade de Deus? E se Deus...". Deixei de orar e de abençoar aquela vida, deixei de fazer a obra, deixei de agir com ousadia no Espírito Santo... me senti péssimo. Foi quando percebi, me dei conta, que durante todo o dia havia passado por muitas pessoas que mancavam, puxavam uma perna, que tinham problemas físicos. Isso me levou a pensar, que os problemas físicos eu podia ver, mas não podia ver problemas psicologicos, sentimentais, espirituais, etc. Na multidão que eu encontrei naquele dia, quantas pessoas deveriam ter algum problema? Se é que alguém não tem problemas. Eu tenho os meus problemas, mas posso contar com Deus que não me deixa, nem me abandona, e me garante a vitória. E a multidão? Eles tem alguém?

O homem que usava 3 pares de sandália é um exemplo. Ele não teve vergonha de assumir sua condição, eu tenho que aprender a não ter vergonha de ser filho de Deus e como filho servir meu próximo. Ele teve coragem de encarar os desafios para poder viver, muitas vezes sou acomodado e fujo dos conflitos, tenho medo e me escondo. Ele encontrou um meio para poder se locomover (usar 3 pares de sandálias), eu me amedronto e deixo de abençoar o próximo. Enquanto eu ensaio passos de fé, ele, com toda dificuldade de locomoção, em cada passo anda acreditando que vai chegar.

Somos luz do mundo e sal da terra, somos agentes de transformações, precisamos, a começar por mim, a agir cientes disso.

Não só os que tem problemas físico tem problemas. Todos tem problemas, das mais variados tipos, até os evangélicos tem problemas. Nós somos podemos abençoar, podemos interceder, podemos levar as pessoas a conhecer a Deus e a ter um relacionamento íntimo com o Pai.

(Mateus 5:13-16) Vós sois o SAL DA TERRA; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois A LUZ DO MUNDO. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Nenhum comentário: