quinta-feira, 9 de novembro de 2006

As Crônicas Acronológicas:
Fazer, Ser ou Viver



Oi, galera! Tudo bom? Hoje vou compartilhar algo meio conceitual, meio filosófico, com vocês.

A principio, eu acha que o importante era FAZER. Afinal, se algo precisa ser feito, tem que ser feito. Independente até de quem vai fazer, um resultado é esperado e a ação para atingir esse resultado deve ser feita. Quem faz, faz porque reconhece a necessidade e a importancia de se FAZER (ex.: pode ser algo que benificie o próximo).

Depois, comecei a achar que o importante era ser. Pois, para ser é preciso tomar uma postura frente a vida e as pessoas. Lembro de uma peça, que meu professor de Educação Artistíca, apresentou uma vez, onde ele dizia: "Para ser não basta existir, para ser é preciso rasgar a carne e mostrar o osso...". Sentiu a dor que é SER, é preciso ter coragem e decidir SER. Para ser é necessário se comprometer, ter maior envolvimento, assumir a responsabilidade de ser.

Faço, constantemente, essas reflexões sobre SER e FAZER. Principalmente, com relação a trabalhos e ministérios dentro da igreja.

O problema com o FAZER é que fazemos só nossa parte, só o que queremos fazer. Marcamos de fazer evangelismo, com local e data definidos, definos também aquilo que iremos fazer e não fazemos mais do que isso; mas passado o definido, nos preocupamos com as pessoas evangelizadas? Se estivessemos mais envolvidos com a responsabilidade de evangelizar, nos preocupariamos com nosso testemunho, pois através dele fazemos evangelismo todo o tempo.

O problema de SER é que muitas vezes buscamos um Status. Quanta gente quer SER aquele que dá idéias e sugestões (não que isso seja ruim), mas na hora de colocar em prática some e não se envolve. Quantos querem ser líderes, ser parte de mesas, de bancadas, de comissões organizadoras; mas não hora de colocar a mão na massa desaparece. Quantos chegam até a assumir responsabilidades diante dos líderes e das pessoas, mas não cumprem com suas palavras, mas querem ser reconhecidos e elogiados.
Outros, com chamado para missões, estão esperando SERem missionários para FAZERem missões.

Não adianta SER, se nada fazemos. Tão pouco, adianta FAZER algo, sem SER responsável e envolvido com o que se está fazendo, pois todo trabalha é perdido.

Precisamos VIVER a Palavra de Deus, em sua totalidade. A palavra nos diz que somos filhos, e que devemos SER imitadores de Cristo. Emitar a Cristo é fazer o que Ele fez, o que Ele faz, é emitá-lo em seu amor. Na igreja, estamos sempre em nossa rodinha de amigos, mas devemos amar igualmente a todos os membros, como Jesus amá-os. Devemos amar a todas as pessoas e fazer mais, devemos servi-las ( "O Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos" [Mc 10, 45]).
VIVER a Palavra é FAZER a vontade de Deus ("E saberemos que conhecemos Deus se guardarmos os seus mandamentos.[I Joao 2:3]).

Será que estamos vivendo a Palavra? Será que estamos sendo imitadores de Cristo? Será que estamos fazendo a Vontade de Deus?

(Tiago 2:17) Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.

Nenhum comentário: