terça-feira, 15 de junho de 2010

Blogando: Pirataria

Oi, galera! A pirataria é algo muito ruim em nossa sociedade, que como um câncer vai atacando áreas, destruindo partes e avançando para outras áreas.
Já comentei aqui no blog sobre as lojas de CD. Não encontramos mais este tipo de lojas e nos supermercados, a área de venda de CD's, que antes era uma área isolada e movimentada, agora é aberta, com bem menos movimento e praticamente abandonada de tão desorganizada e bagunçada. Isto aconteceu devido a pirataria! O comércio formal, não resistiu as banquinhas de camelôs e aos downloads na internet. O mesmo está acontecendo com as locadoras de filmes, que já diminuíram bastante (quantas fecharam?).
Quando o comércio formal perder para a pirataria, perde toda a sociedade. Perde o consumidor, que não vai ter uma loja onde irá poder comprar assegurado por seus direitos, não te mais locais especializados, onde pode encontrar ampla variedade e até CD's e filmes mais antigos. Perde os funcionários, que perdem empregos formais, que pagam leis trabalhista. Perdem os donos destes negócio, que são obrigados a fechar pela concorrência desleal, que não pagam impostos, encargos trabalhista, aluguel, água, luz e telefone. Perdem as famílias que tiram destes negócios seu sustento (sejam dos donos, dos empregados ou dos fornecedores). Perdem o mercado, pois o comércio informal, não aluga, não compra, não paga nada. Perde a sociedade, pois os impostos não pagos, representam menos investimentos em saúde, em segurança e em educação. Só a criminalidade ganha! Pois a pirataria, além de um crime em si, financia o tráfico, e o camelô que não paga aluguel, paga algum bandido para poder tem um local na calçada.
As produtoras também perdem. Vejam o que aconteceu no meio musical. Com o enfraquecimento das vendas, algumas gravadoras quebraram, e a qualidade das músicas cai cada vez mais, não se compõem musicas de qualidade. Onde estão os cantores que víamos tanto na TV antigamente? Por que nas novelas, a trilha sonora é formada na maior parte por músicas antigas ou regravações? Seriam efeitos da pirataria?
Repare que quando você, que paga impostos, está aguardando uma vaga para seu filho numa creche pública, ou para ser atendido num hospital público, ou aguardando vaga neste mesmo hospital, você está disputando-a com pessoas que não pagam impostos, não porque são pobres sem dinheiro, mas que vivem de bons lucros da pirataria. Lucros que são gerados por você, que compra produtos piratas.
Embora, o desemprego, os altos imposto para se abrir um negócio, a falta de políticas e de vontade política, entre outros tantos motivos, possam tentar justificar ( afinal, "é preciso viver ou sobreviver", sempre dirá alguém), a pirataria é um crime. Justificá-la seria o mesmo que justificar os roubos, os assaltos, os tráficos (também sempre vai ter alguém dizendo que comentem estes crimes só para viver).  Nada justifica um crime! Logo nada justifica a pirataria!
Os downloads da internet aparentemente não geram lucros (vai pensando! reparem quantas propagandas nos sites!), mas não deixam de ser roubo de capital intelectual e do trabalho de outras pessoas.
A Palavra de Deus nos ensina a pagar impostos (Romanos 13:7 e Mateus 22:15-22), a obedecer a lei (Romanos 13:1-2 e I Pedro 2:13) e que quem rouba não entrará no reino de Deus (I Corintios 6:9-10).

Versículo o Dia:
Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo.Eram teus e os deste a mim,e eles guardaram a tua Palavra.(João 17:6)

Nenhum comentário: