segunda-feira, 19 de julho de 2010

Panelinha

Olá, galera! Embora seja comum, em qualquer lugar onde há convívio social entre as pessoas, como em escolas e no emprego, é algo pejorativo e palavra execrável dentro da igreja (quando era líder de jovens e tive que lidar com este assunto, percebi que era pior do que xingar a mãe de alguém), por isto, peço desculpas, mas hoje vamos falar sobre a "panelinha".
Como eu disse, é normal o surgimento de grupos de pessoas que tem maiores afinidades entre si. Sem falar, que algumas pessoas são mais legais, mais alegres, enquanto outras são mais difíceis de se lidar. Mas vendo apenas do lado humano, deveríamos nos aproximar dos outros, nos relacionar com eles, para ajudá-los a ser pessoas melhores e nos tornamos melhor, e como cristãos, não temos nem desculpas para fazer o contrário: como representantes de Cristo, temos que estar disponíveis para os outros, como esperamos que Jesus esteja para nos ouvir e atender. O sentimento de exclusão é algo terrível e gera um ciclo vicioso, pois uma pessoa de tanto ser excluída por um grupo tende a criar uma resistência e excluir o grupo, tornando a quebra do ciclo algo muito difícil.
O que torna o termo pejorativo é o fato das pessoas se fecharem na "panelinha", neste grupo, excluindo os demais. Só isto já seria muito ruim, pois já leva a divisões, mas há também o favorecimento entre as pessoas do grupo, as vezes corrompendo a justiça. Aqui entendemos, porque é tão ruim a existência de panelinhas dentro da igreja: não pode haver divisão no Corpo de Cristo, sem falar que um grupo não pode fazer boicotes, ditar as regras e corromper a ordem da igreja.
Como seguidores de Jesus, devemos colocar as coisas do próximo acima das nossas, devemos ser servos(Gl 5:13), devemos amar nosso irmão(1 João 7-21) e nosso próximo como a nós mesmos(Mt 22:39b), isto já não é fácil, mas devemos amar quem não nos ama(Mt. 5:46) e nossos inimigos(Lc 6.27-31).
Todos gostamos de ser bem recebidos, nos sentir acolhidos e queridos. Então, vamos fazer o que gostaríamos de receber. Com certeza, vamos fazer da igreja, um lugar ainda mais agradável, e levar muitas mais pessoas ao amor de Cristo.

Versículo o Dia: Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno. (1 João 2:14)

Nenhum comentário: