terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Guarda teu Coração

Boa, galera! Chegamos a fevereiro e terminamos nossa retrospectiva do ano passado, onde recordamos muita coisa boa, que rolou em nosso blog em 2009. Já estamos com enquete, "Alvo de Oração" e "Leitura do Mês" novos. Se você está em São Paulo, nesta quarta (03/02/2010), e quer ajudar as vitímas do terremoto no Haiti e ainda ver um show de boa música evangélica, clique aqui, para saber como.

Hoje quero tratar de um assunto muito sério, que vai tornar este “post” referência para os demais: vou falar sobre literatura cristão evangélica.
Como todos sabem, damos várias dicas de livros em nosso blog, o que não será diferente neste ano, mas quero fazer algumas colocações, que gostaria que você considerasse:
- Nem todo livro que se diz cristão e/ou cita versículos bíblicos, fala de Deus ou de Jesus, é cristão de fato (e nem todo livro cristão é cristão evangélico);
- Uma pequena heresia é tão ruim ou pior, quanto uma grande heresia;
- É comum que escrevendo um livro sobre um determinado assunto, o autor acabe errando a mão e cometendo algum erro;
- Embora possamos aprender muito com os livros, de qualquer gênero, ficção é ficção;
- Nos livros de não ficção, lembre-se: experiência não é doutrina;
- Literatura evangélica é um comércio, é bussiness, embora, tenhamos muitos livros edificantes;
- A intenção do autor é importante e a do tradutor também.

Sempre procuro ver as críticas antes de divulgar algum livro, e constatei que todo livro evangélico tem muitas críticas positivas e muitas mais, negativas. Mas isto é normal, afinal, se concordássemos em tudo, não teríamos tantas denominações. Acho também, que é melhor ler algo que tenha ligação com nossa fé em Jesus Cristo, do que livros de auto-ajuda de autores que desconhecemos as crenças, ou sobre bruxinhos estudantes e vampiros apaixonados, que estimulam a publicação de revistas, sobre o tema, cheias de ocultismo.  Por isso, decidi divulgar os livros evangélicos, para que mais pessoas tenham conhecimento e acesso a eles. É uma forma de difundir a cultura cristã.

Então, siga sempre estas dicas, antes de tomar a decisão de comprar ou ler um livro evangélico:
1º.)  Ore a Deus pedindo direção, sabedoria e discernimento;
2º.)  Considere as colocações, que fizemos acima;
3º.)  Procure críticas do livro na internet, pois conhecendo os pontos positivos e negativos, você pode saber onde está pisando;
4º.)  Tenha sempre um pé atrás e compare o que está sendo “ensinado” no livro, com a Bíblia. Examine as escrituras para ver se é realmente assim, como os bereanos (At. 17:11).
5º.)  Esteja todo tempo vigilante e orando a Deus.

Faça isso e além de se divertir, você será edificado.

Versículo do Dia: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Provérbios 4:23)

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito do seu blog, pra começar quero dizer que vou seguí-lo e espero uma retribuiçãozinha também =)

Eu gosto de ler muito, leio de tudo. Mas sempre me mantenho firme na Bíblia. Livros cristão não li muitos até hoje. Na verdade só li um além da bíblia, que não é menos importante!!!

Gostaria de pedir que além de livros você desse dicas de filmes também. O mercado cristão para este lado está crescendo muito.

Abraços. Paz!

Unknown disse...

Adorei seu blog, tmb adoro ler, minha ultima leitura foi o livro "A Ordem é Amém", um livro ótimo leiam vcs vão gostar ele relata a história de um falso pastor que tem sua vida transformada por Deus é muito bom....vcs podem encontrar no site:seteseveneditora.com.br