terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Louvor


Música é um dom de Deus e apropriada para elevar e enobrecer, o ritmo e a harmonia influencia a alma e o espírito humano.
Ela tem o poder de alegrar, emocionar, comover, exortar. Há muitas referencias bíblicas no tema do louvor, desde a fundação da Terra:
- como vemos em Jó 38:4-7, que diz que quando Deus criou a Terra os anjos louvavam com alegria;
- em Êxodo 15:1-21 o cântico de Moisés, após o livramento ao se fechar o mar sobre o exército de faraó;
- Lucas 2:13 os anjos louvaram a Deus pelo nascimento de Jesus em Belém;
- Salmo 100:2 apresentei-vos ao Senhor com cânticos;
- Salmo 69:30-31 o cântico agradável ao Senhor; 
- Colossense 3:16 cantando ao Senhor com cânticos espirituais;
- Apocalipse 15:2-3 os salvos entoarão cânticos de louvor no céu.

Os hinários tradicionais ensinavam hinos de louvor, adoração, testemunho, consolação, hinos de apelo a conversão dos pecadores. Pelo aumento da população mundial, tecnologia, modernismo, rádio, televisão, o convívio com a sociedade no dia a dia, o pensamento da nova geração tem multiplicado a composição de música evangélica atualizada e os hinários estão caindo em esquecimento. Os novos convertidos não os conhecem.
O louvor atualmente se caracteriza pela quantidade de composições novas com menos qualidade espiritual (esta é uma opinião pessoal). Em Ezequiel 28:13, aprendemos que o querubim Lúcifer era líder do louvor de anjos perante Deus, até que se enalteceu tanto que buscou ser adorado, desviando 1/3 dos anjos, sendo então rejeitado. Passou a ser o adversário, Satanás, e ele influência a música do mundo, sendo responsável por música degenerada e pecaminosa que escutamos na rádio e na televisão. Essas a sociedade mundana aprecia, executa e aplaude. Escutamos até na rua, nos rádios de automóveis e alto volume de som.
É importante o ministério de louvor na igreja e além da consagração de cada ministro de louvor, deve haver planejamento e ensaios, para que tudo seja feito com ordem e harmonia.
(por dr. Sérgio)

Versículo do Dia: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64:4)

Nenhum comentário: