terça-feira, 27 de março de 2012

Cuidado para não comprar gato por lebre!




Oi, galera! No começo do ano falamos sobre o cuidado que se deve tomar ao ler um livro evangélico (e até um livro qualquer), alertando para alguns perigos que podem ocorrer. O mesmo se aplica a música evangélica, a filmes evangélicos, a séries evangélicas, a desenhos animados evangélicos, enfim a qualquer produção evangélicas.
Não porque elas são ruim, mas porque assim como "um pouco de fermento leveda toda a massa"(Gálatas 5:9 e I Coríntios 5:6-8), um pouco de heresia controverti a Palavra de Deus. A interpretações humanas das Escrituras Sagradas são falhas, por isso precisamos do Espírito Santo para vivificar a Palavra em nós. Agora, quando se escreve um livro, que não pode ser muito pequeno, quando se está contando uma história de ficção, quando se tem que rimar, quando e preciso ter tramas e outros ingredientes para segurar a audiência, a Palavra pode ser facilmente prejudicada, sem a intenção de se cometer heresias, mas para se chegar a uma forma mais atraente de contar/ narrar uma história. É por isso, que devemos ficar atentos.
Ficção é ficção. Não vamos mistificar a coisa. Temos que filtrá-la, tirar toda a magia, toda fantasia, todo o romance,  para extrair algum ensinamento ou conceito cristão, caso exista. Existe a licença poética, uma música não necessariamente tem que narrar uma história da maneira mais teologicamente correta. Mas é preciso vigiar e orar, sempre!
Tenham estas coisas em mente. Digo isso, porque acho que é melhor assistir as Cronicas de Nárnia, ler "Este mundo tenebroso", ouvir "Faz um milagre em mim", do que julgar que tudo que é evangélico é heresia, porque as pessoas assistem filmes e TV, lêem livros e ouvem música, então que seja de origem evangélica, para que tenham algum proveito nisto.

Versículo do dia:
O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. (Salmos 18:2)

Nenhum comentário: